Simulador de trânsito mostra relação entre velocidade e engarrafamentos

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

1 de outubro de 2016

Muitos pensam que aumentar a velocidade dos automóveis é uma medida eficaz para reduzir os congestionamentos nas cidades. Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad reduziu o limite de velocidade em diversas vias. Mesmo alvo de muitas críticas, a redução da velocidade nas Marginais, uma das principais avenidas da cidade, contribuiu para queda de 38,7% em acidentes com vítimas e 8,7% na lentidão nas vias.

O Hacklab desenvolveu um simulador de trânsito para mostrar a relação entre velocidade e congestionamentos. Na página do Facebook, o hacklab explica que “o objetivo maior neste trabalho é influenciar as políticas públicas. Queremos o aprofundamento de políticas urbanas que pensem a cidade para as pessoas e coloquem a proteção da vida em primeiro lugar”.

De acordo com os desenvolvedores do simulador, “o objetivo é explicar como é possível a diminuição da velocidade máxima melhorar a velocidade média. Com tanta tecnologia e ciência disponíveis, políticos seguem tomando decisões baseadas no achismo e senso comum. Queremos uma gestão com racionalidade. Nossas ferramentas são a ciência, tecnologia e informação.”

No vídeo abaixo, você entende como a redução da velocidade dos automóveis causa um aumento da fluidez. No site do simulador, você pode experimentar diversas velocidades e ver o resultado no trânsito.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Jogos e simuladores

Jogo de descoberta geográfica te desafia a reconhecer paisagens

por Adriano Liziero

O desafio é reconhecer os lugares pela vegetação, idioma das placas, arquitetura.

Jogos e simuladores Vídeos

Os terremotos e a ilusão de terra firme

por Adriano Liziero

O chão balança levemente cerca de cinquenta mil vezes por ano, em diversos lugares do mundo.

Jogos e simuladores

Simule o raio de destruição de uma bomba nuclear

por Adriano Liziero

Calcule o estrago que uma bomba atômica faria em sua cidade