Jovens transformam relatório da ONU sobre mudanças climáticas em infográfico

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

11 de dezembro de 2019

Os jovens brasileiros defendem a ciência, mas desconhecem a produção científica realizada no país. Essa foi a conclusão de uma pesquisa inédita sobre divulgação científica para jovens de 15 a 24 anos, realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Sobre as mudanças climáticas, 54% dos jovens acham que os cientistas estão exagerando o problema, ou seja, sabem que as mudanças climáticas existem, mas não acreditam que o mundo já vive uma emergência climática.

Para que o conhecimento científico sobre as mudanças climáticas chegue à juventude, foi lançado o Observatório Jovem de Mudanças Climáticas da Baixada Santista. A iniciativa faz parte de um movimento global chamado My Mark My City, promovido pelo Museu da ONU. Na Baixada Santista (SP), o movimento foi implementado pelo Instituto Procomum, com o apoio do Conselho Britânico.

O Observatório Jovem traduziu um dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, em um infográfico, material didático que, com a ajuda de imagens e textos, simplifica informações complexas.

O infográfico foi idealizado por seis jovens do ensino médio do Liceu Santista, instituição de ensino da cidade de Santos (SP), com a orientação do Geografia Visual.

O material a seguir está publicado com uma licença aberta Creative Commons, que possibilita o reúso e o remix.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Infográficos Objetos Educacionais Digitais

Geografia Visual retrata o Parque Nacional Serra da Capivara

por Adriano Liziero

Infográfico mostra o parque com a maior concentração de pinturas rupestres da América.

Infográficos

Mapas animados facilitam a comparação entre projeções cartográficas

por Adriano Liziero

Visualize os resultados das diferentes técnicas de representação do mundo em mapas.