Jovens transformam relatório da ONU sobre mudanças climáticas em infográfico

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

11 de dezembro de 2019

Os jovens brasileiros defendem a ciência, mas desconhecem a produção científica realizada no país. Essa foi a conclusão de uma pesquisa inédita sobre divulgação científica para jovens de 15 a 24 anos, realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).

Sobre as mudanças climáticas, 54% dos jovens acham que os cientistas estão exagerando o problema, ou seja, sabem que as mudanças climáticas existem, mas não acreditam que o mundo já vive uma emergência climática.

Para que o conhecimento científico sobre as mudanças climáticas chegue à juventude, foi lançado o Observatório Jovem de Mudanças Climáticas da Baixada Santista. A iniciativa faz parte de um movimento global chamado My Mark My City, promovido pelo Museu da ONU. Na Baixada Santista (SP), o movimento foi implementado pelo Instituto Procomum, com o apoio do Conselho Britânico.

O Observatório Jovem traduziu um dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, em um infográfico, material didático que, com a ajuda de imagens e textos, simplifica informações complexas.

O infográfico foi idealizado por seis jovens do ensino médio do Liceu Santista, instituição de ensino da cidade de Santos (SP), com a orientação do Geografia Visual.

O material a seguir está publicado com uma licença aberta Creative Commons, que possibilita o reúso e o remix.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Infográficos

Infográfico traz informações sobre antigas colônias

por Curadoria de conteúdos

Os países colonizados são os que atualmente recebem mais suporte financeiro das suas antigas “metrópoles”,

Infográficos Vídeos

Vídeo simula possível Tsunami no Brasil

por Adriano Liziero

Entenda como as ondas gigantes podem se formar.