Jovens transformam relatório da ONU sobre mudanças climáticas em infográfico
Os jovens brasileiros defendem a ciência, mas desconhecem a produção científica realizada no país. Essa foi a conclusão de uma pesquisa inédita sobre divulgação científica para jovens de 15 a 24 anos, realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT).
Sobre as mudanças climáticas, 54% dos jovens acham que os cientistas estão exagerando o problema, ou seja, sabem que as mudanças climáticas existem, mas não acreditam que o mundo já vive uma emergência climática.
Para que o conhecimento científico sobre as mudanças climáticas chegue à juventude, foi lançado o Observatório Jovem de Mudanças Climáticas da Baixada Santista. A iniciativa faz parte de um movimento global chamado My Mark My City, promovido pelo Museu da ONU. Na Baixada Santista (SP), o movimento foi implementado pelo Instituto Procomum, com o apoio do Conselho Britânico.
O Observatório Jovem traduziu um dos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, em um infográfico, material didático que, com a ajuda de imagens e textos, simplifica informações complexas.

O infográfico foi idealizado por seis jovens do ensino médio do Liceu Santista, instituição de ensino da cidade de Santos (SP), com a orientação do Geografia Visual.
O material a seguir está publicado com uma licença aberta Creative Commons, que possibilita o reúso e o remix.
