Qualquer lugar pode ser um escritório

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

22 de agosto de 2014

Trabalhei a semana inteira nesse escritório, num bosque, perto de um lago e rodeado por árvores, numa mesinha colorida de madeira igual àquelas em que eu fazia piquenique quando criança, no Horto Florestal.O trabalho, que era imenso, fluiu bem melhor.

Fiquei com a ideia de transformar praças e partes de parques em espaços de coworking. Percebo que vários desses espaços de trabalho colaborativo reproduzem o modelo arquitetônico dos escritórios herméticos, com baias e etc, com uma ou outra firula.

Uma vez, vi um espaço de coworking na Índia, construído num bangalô de madeira, quase sem paredes, com vista para um arrozal. Imagino o quão inspirador é trabalhar num lugar assim, e como as pessoas devem ter um astral melhor e contagiante.

Inovar os modelos de trabalho é inovar também no design dos espaços de trabalho. Afinal de contas, a forma como organizamos o espaço reflete a maneira como pensamos e agimos.

Claro, nem todas as atividades profissionais podem ser desenvolvidas seguindo a ideia do escritório em qualquer lugar. Não existe um padrão. No entanto, com tanta gente trabalhando na onda da economia criativa, é estranho notar espaços públicos vazios e cafeterias lotadas de gente com os seus notebooks.

Há muito tempo, eu e alguns amigos fundamos um grupo de estudos socioambientais que tinha como “sala de aula” uma praça em São Paulo. Fizeram até uma reportagem sobre a gente.

O verdadeiro coworking está nas ruas, nos bosques, nas praças. Talvez assim teríamos mais áreas verdes nas metrópoles brasileiras.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Notícias

Converse e aprenda geografia e muito mais com um robô no Facebook

por Adriano Liziero

Mr Enem usa inteligência artificial para levar conteúdos educacionais aos aplicativos de mensagens.

Notícias

Geografia Visual é reconhecido pelo BID como inovação educativa na América Latina

por Adriano Liziero

Publicação reúne as 50 inovações educativas mais importantes da região.

Notícias

Geografia não será disciplina na base do ensino médio

por Curadoria de conteúdos

Documento do MEC detalha apenas Português e Matemática.