Redes sociais mapeiam desaparecidos após terremoto no Nepal
O forte terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu o Nepal no último sábado (25) afetou 8 milhões de pessoas, mais de um quarto da população do país. O número de mortos já passa de 4,3 mil, com outros 8 mil feridos, entre moradores e turistas. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no local.
Para ajudar familiares e amigos a localizar pessoas nas áreas afetadas pelo tremor, Google, Facebook e Microsoft desenvolveram recursos e ações em suas redes sociais.
O Google Person Finder funciona como um mural público, onde é possível procurar alguém (“I’m looking for someone”) ou informar sobre a situação de alguém (“I have information about someone”) que esteja na área afetada.
O Facebook Security Check possibilita que as pessoas marquem que estão em segurança na área do terremoto. A informação é compartilhada com toda a rede de amigos da pessoa. Também permite que as pessoas informem sobre a situação de outros amigos que estejam no Nepal.
A Microsoft, por meio do Skype, tornou gratuitas todas as ligações feitas do Nepal para qualquer outro país. As ligações realizadas diretamente para o país também não serão cobradas durante o período de dificuldades nas áreas afetadas.