As cidades ilustradas de Aldo Crusher

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

26 de julho de 2017

Desenhar diversas cidade do mundo, captando a sua essência e os seus ícones é um bom exercício de percepção da paisagem.

As ilustrações do designer Aldo Cruher, apelidadas de “Cosmópolis”, sintetizam de maneira gráfica diversas cidades ao redor do mundo.

Cada cidade é retratada para além das formas que caracterizam a paisagem, com cores e traços que remetem à cultura e aos elementos peculiares de cada espaço geográfico – que inclui não apenas as formas, mas também os conteúdos, a geografização das relações sociais.

Ao analisar atentamente cada ilustração, podemos refletir sobre os conceitos de espaço e paisagem, que são produtos da sociedade.

Para Milton Santos, paisagem é “tudo que nós vemos, o que nossa visão alcança” além de tudo que sentimos, ouvimos, em suma, tudo o que percebemos.

A percepção de cada um interfere diretamente na dimensão dessa paisagem, em como ela é compreendida. Cada indivíduo tem diferentes percepções de uma mesma realidade.

Desse modo, as ilustrações de Aldo Crusher dão pistas de uma percepção da paisagem, que pode ser alvo da interpretação geográfica para a busca do seus significados. Um belo exercício, não?

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Quadrinhos e ilustrações

Geografia cultural dos emojis

por Adriano Liziero

Criados no Japão, muitos emojis foram resignificados de acordo com o lugar em que são utilizados.