Atacama, o deserto mais seco da Terra

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

31 de maio de 2018

Nesse vídeo, produzido pelo canal Terra Negra, você vai entender quais fatores são determinantes para a formação dos desertos, além de conhecer as características do deserto do Atacama.

Após assistir, veja o resumo que produzimos com base no vídeo, com links nos principais conceitos que te ajudam a compreender os temas da Geografia abordados no material.

 Onde fica o Atacama?

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile e se estende até a fronteira com o Peru.

 

O que é um deserto?

É uma área com severas restrições ao desenvolvimento da vida, ou até mesmo sem vida. Nela, nós não encontramos água em estado líquido.

Existem áreas em que há água, mas apenas em estado sólido, como nos pólos norte e sul. Portanto, os desertos podem também ser gelados.

O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um deserto?

Em janeiro, chove no salar de Uyuni. Embora exista água, ela é encontrada com grande salinidade, sendo esta um fator limitante para o desenvolvimento da vida.

Localizado na Bolívia, o salar de Uyuni possui 12 mil quilômetros quadrados de extensão e está a 3600 metros de altitude.

Quais são os fatores formadores dos desertos?

  1. Circulação atmosférica: a célula de Hadley é o nome do modelo de circulação atmosférica de alta pressão que predomina nas latitudes equatoriais e tropicais, onde ocorre a subsidência atmosférica, inviabilizando a ocorrência de chuvas.

  2. Correntes marítimas frias: inviabiliza a evaporação, tornando áreas costeiras áridas.

  3. Efeito orográfico: montanhas barram a umidade, formando um deserto a sotavento.

Quais fatores formam o deserto do Atacama?

  • Tangenciamento de correntes marítimas frias da corrente de Humboldt, fator que determina menor transferência de umidade para o interior do continente, tornando o interior árido.

  • Orografia: a cordilheira dos Andes, em sua vertente oriental, impede que a grande carga de umidade oriunda da Amazônia chegue ao Atacama. Na vertente ocidental, a umidade que viria do oceano Pacífico também é bloqueada pela cordilheira. Por isso, o Atacama é o deserto mais árido do planeta.

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Garimpamos a internet em busca de conteúdos geográficos, selecionamos os melhores recursos educacionais e os indicamos aqui no Geografia Visual.

Você também pode gostar

Vídeos

A geografia de um “simples” lápis

por Adriano Liziero

Vídeo aborda a complexa rede envolvida no clico de vida de um produto.

Vídeos

Energia nuclear: vilã ou mocinha?

por Curadoria de conteúdos

Entenda os prós e os contras da energia nuclear em três vídeos e um resumo.