Entenda os conflitos entre as Coreias

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

16 de julho de 2018

Nesse vídeo, produzido pelo canal Revisão, você vai entender as raízes dos conflitos entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, bem como as diferenças e semelhanças entre suas formas de governo.

Após assistir, leia o resumo que produzimos com base no vídeo, com links para os principais conceitos, com imagens que vão te ajudar a compreender os temas da Geografia abordados no material.

A Coreia já foi uma só?

Já. A Península da Coreia era um grande Império, mas passou a ser colonizada por diversos reinos, inicialmente pelo Japão, em 1910, quando foi transformada em Colônia.

Essa situação foi mantida até o final da 2ª Guerra Mundial, quando, em 1945, as bombas de Hiroshima e Nagasaki destruíram as cidades japonesas.

Assim, a Coreia foi invadida por Russos na porção norte e por Americanos na porção sul, separando a Península Coreana pelo Paralelo 38.

Quais regimes políticos predominaram nas Coreias?

Coreia do Sul e Coreia do Norte possuíam – ao menos – um pensamento comum: logo após o final da 2ª Guerra Mundial, ambas se tornaram Repúblicas com um regime autoritário e nacionalista.

No entanto, o Norte com suas influências e apoio soviéticos era liderado por um presidente guerrilheiro e completamente contra as ideias conservadoras – Kim Il Sung.

Enquanto isso, o Sul com suas influências e apoio norte-americanos era liderado por um presidente de ideias conservacionistas e de direita – Syngman Rhee. A Coreia do Sul permaneceu com este regime até 1987, quando se tornou uma democracia parlamentar.

Como começaram as guerras na Coreia?

Por estarem completamente sob influência das duas maiores potências mundiais – Estados Unidos e Rússia – as Coreias tornaram-se um campo de batalha simbólico durante a Guerra Fria.

A partir daí, Coreia do Norte e Coreia do Sul travaram batalhas intensas e violentas, com um vai e vem constante na disputa do território Coreano ao longo dos anos.

Guerra das Coreias em quatro mapas. A partir de 1950, a Coreia do Norte fez o primeiro movimento para conquistar a capital Sul-Coreana, Seul. A partir de então, as batalhas começaram e tudo se intensificou quando Estados Unidos enviaram aviões bombardeiros e destruíram grande parte do território Norte-Coreano. Fonte: Robert Kelly — Asian Security Blog

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham morrido durante a guerra da Coreia, principalmente norte-coreanos em consequência dos bombardeios.

O território foi devastado e muitos sofreram perseguições, pena de morte e foram obrigados a trabalharem como escravos em campos de trabalho forçado.

A guerra acabou?

Em 1953, com a assinatura do Acordo de Armistício Coreano, a guerra foi paralisada. No entanto, não houve um tratado de paz e ambos os países continuaram inimigos. Isso começou a mudar apenas em abril deste ano, 2018.

Em abril de 2018, Kim Jong Un (Coreia do Norte) e Jae-in (Coreia do Sul) protagonizam o encontro entre as duas Coreias desde a guerra entre ambas.

Qual a situação atual?

Após se estabelecer como democracia, Coreia do Sul abriu suas portas para novos investimentos, desenvolvimento e economia internacional.

Já a Coreia do Norte, com a queda da União Soviética, teve sua economia fragilizada e optou por se isolar e se militarizar completamente, dando início ao Programa Nuclear Norte-Coreano. Desde o ano passado, este programa vem gerado tensões e conflitos com os Estados Unidos, apesar de ambos os líderes concordarem em encerrar o progresso militar da Coreia do Norte.

Em outro encontro histórico, os atuais líderes coreanos se encontraram para finalmente transformar o Acordo de Armistício em um Tratado de Paz, além de trabalharem em conjunto para desmilitarizar a região.

Em junho de 2018, Donald J. Trump e Kim Jong-un se encontraram, em Singapura.

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Garimpamos a internet em busca de conteúdos geográficos, selecionamos os melhores recursos educacionais e os indicamos aqui no Geografia Visual.

Você também pode gostar

Vídeos

A geografia dos mundos inventados

por Adriano Liziero

Descubra como a geografia está presente em Harry Potter e Game of Thrones.

Vídeos

Por que a Terra é uma prisão e como escapar dela?

por Adriano Liziero

Vídeo mostra como os foguetes conseguem chegar ao espaço.

Vídeos

´Os Simpsons´mostra problemas na Copa do Mundo no Brasil

por Adriano Liziero

De volta ao país após episódio polêmico, Homer tem a tarefa de resistir à corrupção como árbitro de futebol.