Documentário retrata luta de índios contra hidrelétrica na Amazônia; assista

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

26 de maio de 2015

Índios da etnia Munduruku lutam contra a construção da barragem São Luiz do Tapajós, no estado do Pará. A barragem deverá provocar um alagamento de mais 700 mil km2 nas terras onde vivem.

O governo federal brasileiro prevê a construção de até cinco usinas no Rio Tapajós, onde vivem dezenas de comunidades indígenas. Os Munduruku alegam não terem sido consultados sobre a construção das barragens.

Há anos os Munduruku da comunidade de Sawré Maybu, uma das que será diretamente afetada pela construção da usina de São Luiz do Tapajós, pressionam pela demarcação de suas terras. A demarcação inviabilizaria legalmente o projeto do governo federal.

Um documentário sobre a questão foi produzido pela videomaker Nayana Fernandez. Assista na íntegra.

 

 

"Índios Munduruku: Tecendo a Resistência" [Completo] from MiráPorã on Vimeo.

Com informações do Global Voices.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Filme mostra onze visões sobre os atentados de 11 de setembro

por Adriano Liziero

Episódios de onze minutos e nove segundos abordam visões de diferentes culturas sobre os ataques às torres gêmeas, nos Estados Unidos.

Jogos e simuladores Vídeos

Os terremotos e a ilusão de terra firme

por Adriano Liziero

O chão balança levemente cerca de cinquenta mil vezes por ano, em diversos lugares do mundo.

Vídeos

Curta-metragem mostra o uso dos rios em São Paulo

por Adriano Liziero

Documentário explora os rios da cidade de São Paulo e problematiza o uso e a apropriação dos recursos hídricos nos grandes centros urbanos.