Rotação do Sol

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Você sabia que o sol não fica parado? Assim como a Terra, o sol possui um movimento de rotação.

Mas, diferente da Terra, que leva pouco menos de 24 horas para concluir a volta em torno do seu próprio eixo, o tempo gasto pelo Sol durante esse movimento de rotação dura, em média, 27 dias.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Outra grande diferença é que o Sol, por ser formado por uma gigante massa de gases, não tem uma rotação uniforme em todas as suas partes.

No equador solar, a velocidade é mais rápida e a volta completa leva cerca de 24 dias.

Já na região dos polos do Sol, o movimento é mais lento, levando 30 dias.

📸 NOAA Satellites

Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Infográficos Vídeos

Vídeo simula possível Tsunami no Brasil

por Adriano Liziero

Entenda como as ondas gigantes podem se formar.

Infográficos Vídeos

Guia visual sobre o desperdício de alimentos

por Adriano Liziero

Reduzir o desperdício de alimentos aliviaria a carga sobre os recursos naturais enquanto o mundo tenta atender à demanda futura.