Vale tudo pela energia barata

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

6 de janeiro de 2015

A crescente demanda energética mundial somada à escassez dos habituais combustíveis fósseis tem aumentado o preço do gás natural. A busca desesperada por novas fontes a preços baixos fez com que muitas empresas passassem a explorar o gás de xisto.

O que parece ser uma revolução energética, na verdade, é uma tragédia. A exploração desse gás demanda grandes quantidades de água, que acabam contaminadas.

Para explicar a técnica de extração do gás de xisto, conhecida como “fracking”, e especialmente os seus impactos ambientais, a Kurzgesagt desenvolveu mais um de seus infográficos animados minimalistas.

A proposta da Kurzgesagt é produzir vídeos curtos que prendam a atenção dos estudantes. Recomendo que assistam para conhecer o excelente trabalho da Kurzgesagt, bem como para ficar por dentro de um dos temas mais atuais sobre fontes de energia.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Relógio mostra o quão próximos estamos de destruir o planeta

por Adriano Liziero

Ponteiros informam a proximidade de guerras nucleares ou de mudanças climáticas catastróficas.

Vídeos

O que existe no centro da Terra?

por Curadoria de conteúdos

Material com vídeo e resumo exclusivo, com links selecionados para você se aprofundar nos temas abordados.

Vídeos

Sobrevoe um vulcão em erupção com um drone

por Adriano Liziero

Veja de perto a erupção do vulcão Bardarbunga, na Islândia.