Pauta: Lauanna Anjos
Edição: Adriano Liziero

A recente saída dos Estados Unidos do acordo climático de Paris reacendeu o debate sobre mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente.
Meio ambiente significa a união de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que atuam sobre os seres vivos; é a forma como toda forma de vida do planeta Terra interage com esses elementos.
No entanto, nem sempre abordar, estudar ou contextualizar esse conceito é tarefa fácil. Como, então, fazer com que essa interação entre os elementos fique clara para quem estuda geografia?
Pensando nisso, o Geografia Visual selecionou alguns materiais para auxiliá-los nesta árdua e necessária missão.
Na charge a seguir, Mafalda humaniza o planeta Terra para afirmar que ele possui alguma enfermidade.

Sem dúvida, tal doença se deve, entre outros fatores, à questão ambiental contemporânea.
Para tentar explicar os motivos dessa “doença”, o vídeo A História das Coisas mostra como a cadeia produtiva capitalista, a sociedade de consumo e o excesso de resíduos sólidos, geram danos ambientais e sociais em escala global.
O vídeo é interessante e abrangente uma vez que, embora aborde fortemente a questão ambiental, o mesmo a relaciona com outros fatores da sociedade contemporânea, como a obsolescência programada e o consumismo desenfreado, tornando-se extremamente útil para compreender a relação entre os danos ambientais e o capitalismo.

Atualmente, a preocupação ambiental está fortemente em pauta, mas seria um equívoco imaginar que as causas da enfermidade planetária são recentes.
Por essa razão, na animação abaixo, o cartunista Steve Cutts aborda os efeitos nocivos da relação dos seres humanos com os sistemas naturais, retratando de forma crítica e bem-humorada como a evolução de nossa espécie alterou drasticamente o ambiente para os demais seres vivos.
Embora o ser humano exista há pouco tempo – levando-se em conta a escala geológica -, a animação deixa claro como esse período foi suficiente para a degradação da Terra.

Quando pensamos em preservação ambiental, provavelmente a primeira coisa que nos vêm à mente é a importância da água, esse recurso natural essencial à vida. Atualmente o desperdício, a poluição e o aumento da demanda hídrica colocam em pauta a necessidade urgente de conservação da água.
Diante disso, a ANA (Agência Nacional de Águas) elaborou um vídeo educativo que aborda a importância dos recursos hídricos e os conceitos que envolvem bacias hidrográficas.
Embora a finalidade do vídeo seja apresentar o Comitê de Bacias Hidrográficas, o mesmo pode ser usado tranquilamente com alunos do ensino fundamental II.

Esses materiais combinados apresentam uma abordagem, ainda que parcial, do meio ambiente e dos danos ambientais.
Gostou? Se você conhece outros materiais sobre o tema, não deixe de contar nos comentários abaixo.

 

Kelton Reis
Geógrafo e professor de geografia. Estou envolvido com tecnologia e educação desde a época de graduação, na Unicamp, pois acredito que as tecnologias podem simplificar e impactar positivamente a educação – o que me levou a criar o canal Geografia Simples, no Youtube, em 2016. Natural de São José do Rio Preto – SP, vejo a geografia como algo presente em toda a parte e acredito ser papel do educador relacioná-la com o cotidiano dos estudantes.