6 iniciativas de educação no maior evento de internet do mundo

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

9 de fevereiro de 2015

A oitava edição da Campus Party, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo, foi realizada entre os dias 03 e 08 de fevereiro, em São Paulo. Assim como nas edições anteriores, a programação contemplou diversas experiências relacionadas à educação. Nesse artigo, você encontra uma seleção especial de temas discutidos na Campus Party que podem servir de inspiração para educadores e editores de conteúdo digital.

O grande destaque desse ano foi o enfoque no empreendedorismo digital. O Startup & Makers Camp foi um espaço dedicado à exposição de ideias e projetos aplicados em todas as zonas temáticas do evento. A educação é uma das áreas que mais atraem novos empreendimentos, com foco especialmente em Big Data, redes sociais, ensino personalizado e gamificação.

1. Interfaces de autoria

Uma das startups com foco em educação é a Mind The Graph, que aposta na infografia para facilitar a compreensão de conteúdos relacionados à saúde e anatomia humana. Na plataforma, alunos e professores podem construir os seus próprios infográficos com base em um banco de ilustrações com mais de 2.000 objetos. Basta selecionar um modelo de template, arrastar os objetos e adicionar texto. A customização de objetos de aprendizagem em plataformas especializadas é uma tendência no contexto da autoria facilitada pelas novas interfaces digitais.

2. Realidade aumentada

Outra inovação é a realidade aumentada, onde o aluno pode manipular objetos em 3D como se eles de fato existissem. A Ekole está desenvolvendo uma solução para o ensino de química de forma interativa, com a possibilidade de o usuário juntar átomos e formar moléculas, visualizando a estrutura no ar.

3. Gamificação e Big Data

E se os ambientes virtuais de aprendizagem fossem parecidos com jogos, onde os alunos são desafiados na medida em que evoluem no curso e aprendem? A Ludific utiliza a gamificação e o business intelligence para tornar o EAD tradicional mais divertido e desafiador, ao mesmo tempo em que possibilita a análise de informações geradas pelos alunos para fundamentar decisões estratégicas por meio de dados estatísticos detalhados. A gestão de dados e a avaliação personalizada são tendências apontadas por especialistas para a educação em 2015.

4. MOOCS e flipped classroom

Outras tendências que estiveram presentes na Campus Party foram os cursos virtuais gratuitos e massivos, conhecidos como MOOCs, e o flipped classroom, ou sala de aula invertida, onde os alunos passam a aproveitar o momento do encontro, na sala, para tirar dúvidas, fazer exercícios e desenvolver projetos, deixando para ver em casa, pela internet, as aulas expositivas gravadas pelo professor.

O responsável pelo maior canal de Física (Física Total) do YouTube brasileiro e embaixador da plataforma YouTube EDU no país debateu esses temas.

5. Programe ou seja programado

Os aplicativos de celular são um dos muitos exemplos de como a cibercultura modificou as formas como nos relacionamos com o mundo. Hoje, saber programar permite desenvolver soluções para diversos problemas do cotidiano. Esse painel abordou como a programação pode ser ensinada desde cedo e a importância disso, não apenas para o desenvolvimento de uma profissão promissora, como também para o aprimoramento de habilidades pessoais dos jovens.

6. Software livre e educação

O software livre não é simplesmente uma questão técnica; é uma questão ética, social e política. É uma questão de direitos humanos que os usuários devem ter. Liberdade e cooperação são valores essenciais do software livre. Os participantes deste painel discutiram como a liberdade do software tem um papel especialmente importante na educação.

Essas foram as atividades que participei na Campus Party 2015, com o apoio da Editora Moderna e da Fundação Santillana. É importante situar a Campus Party como um ambiente de experimentação das tendências que certamente terão um papel relevante na cibercultura e na educação. As invenções desses jovens têm um enorme significado no jeito de ensinar e de aprender.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

Como roteirizar um objeto educacional digital

por Adriano Liziero

6 estratégias fundamentais para a roteirização hipermídia

Notícias

Geografia Visual lança nova marca

por Curadoria de conteúdos

Logo foi criado pelo publicitário Alan Alves.

Notícias

Alunos usam fanfic para criarem livro didático de geografia

por Adriano Liziero

Narrativas ficcionais e redes sociais ajudam a reescrever conteúdos de geografia.