Redes sociais mapeiam desaparecidos após terremoto no Nepal

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

28 de abril de 2015

O forte terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu o Nepal no último sábado (25) afetou 8 milhões de pessoas, mais de um quarto da população do país. O número de mortos já passa de 4,3 mil, com outros 8 mil feridos, entre moradores e turistas. Foi o pior evento do tipo em 81 anos no local.

Para ajudar familiares e amigos a localizar pessoas nas áreas afetadas pelo tremor, Google, Facebook e Microsoft desenvolveram recursos e ações em suas redes sociais.

Google Person Finder

O Google Person Finder funciona como um mural público, onde é possível procurar alguém (“I’m looking for someone”) ou informar sobre a situação de alguém (“I have information about someone”) que esteja na área afetada.

Facebook Security Check

O Facebook Security Check possibilita que as pessoas marquem que estão em segurança na área do terremoto. A informação é compartilhada com toda a rede de amigos da pessoa. Também permite que as pessoas informem sobre a situação de outros amigos que estejam no Nepal.

A Microsoft, por meio do Skype, tornou gratuitas todas as ligações feitas do Nepal para qualquer outro país. As ligações realizadas diretamente para o país também não serão cobradas durante o período de dificuldades nas áreas afetadas.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

4 canais de Geografia que você precisa conhecer

por Adriano Liziero

Uma seleção de conteúdos que melhor divulgam a Geografia no Youtube.

Notícias

Aplicativo ajuda a rastrear aqueles que nos rastreiam na web

por Curadoria de conteúdos

Ajude-nos a rastrear os rastreadores e aumentar a transparência da indústria global de dados!

Notícias

Foi na África, ainda criança, que escolhi ser geógrafo

por Adriano Liziero

No dia do geógrafo, um relato pessoal da escolha da minha profissão.