Como deixar os conteúdos didáticos mais interessantes? Bate papo sobre infografia com Luiz Iria

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

26 de junho de 2017

O meu primeiro contato com a infografia foi na adolescência, na década de 1990, quando assinava a revista Superinteressante.

Mergulhava com atenção e curiosidade nos temas retratados visualmente nos infográficos. As imagens chamavam a minha atenção para a leitura dos textos.

Infografia: Luiz Iria

Mais tarde, quando professor de geografia, um dos infográficos que mais utilizei com os meus alunos foi um sobre a escala geológica do tempo, feito pelo Iria na Superinteressante.

Aquela tabela chata e difícil das eras geológicas ganha vida e fica mais interessante com a infografia. Compare a tabela com o infográfico e perceba o poder deste recurso para facilitar a compreensão e gerar interesse no leitor:

Infográfico sobre as eras geológicas (Luiz Iria).

Em 2010, quando comecei a trabalhar como editor de conteúdo didático digital, comecei a estudar infografia interativa. Uma das minhas maiores inspirações era o blog do Luiz Iria, o profissional responsável por transformar a Super em uma revista repleta de infográficos.

No ano passado, ao retornar de férias, fui surpreendido com a notícia de que o Luiz Iria acabara de ingressar na editora onde trabalho. Desde então, em muitas conversas e trabalhos, tenho aprendido bastante com ele.

Iria é o maior infografista do Brasil. Premiado dezenas de vezes na maior premiação mundial de infografia, a Malofiej, liderou o Núcleo de Infografia da Editora Abril, para o qual realizou trabalhos importantes em diversas revistas.

Bati um papo com o Luiz sobre infografia e educação. Confira a entrevista a seguir, intercalada com alguns exemplos de infográficos produzidos por ele.

Luiz Iria e eu, na Editora Moderna.

Geografia Visual: Cara, acredito que muita gente que lê o Geografia Visual já viu vários infográficos seus na revista Superinteressante. Lembro bem daquele sobre a escala geológica do tempo! Qual foi a sua ideia para comunicar esse conteúdo de uma forma tão diferente?

Luiz Iria: Todo infográfico para mim é um grande desafio.

Sempre procuro usar a empatia e me colocar no lugar das pessoas que irão ler o infográfico. Seja ele estático ou interativo.

Além do impacto visual, que é uma marca registrada do meu trabalho, procuro usar a criatividade como um recurso fundamental na elaboração da estrutura de cada infográfico.
Nesse “case”, imaginei uma escada de degraus onde você parte de um ponto baixo para chegar no topo; ou seja, o mundo começa com a formação da Terra, como uma bola de fogo, depois ocorre a formação dos oceanos, a era dos dinossauros até chegar nos dias atuais. Uma verdadeira evolução!

Deu um grande trabalho fazer esse infográfico, mas o resultado final não tem preço.

Geografia Visual: Depois de tantos anos trabalhando com infografia em revistas, você passou a se dedicar à infografia na educação, em livros didáticos. Como a infografia pode ajudar os alunos a aprender e os professores a ensinar melhor?

Luiz Iria: A infografia pode ser vista como uma linguagem visual estratégica na educação.
Um tema específico pode ser transformado com uma comunicação de fácil compreensão, que facilita a explicação do professor e cativa a atenção dos alunos.

Nos quase dois anos nessa nova fase da minha carreira, já produzi, junto com excelentes profissionais nas áreas de texto e ilustração, diversos infográficos para as mais variadas disciplinas escolares, como geografia, ciências, matemática entre outras.

Infográfico: Luiz Iria

Geografia Visual: Para quem quer se aventurar a fazer os seus próprios infográficos, quais dicas você pode dar?

Luiz Iria: Para aprender a pensar e a criar infográficos, é importante que a linguagem visual esteja presente em sua vida como um hábito natural.

Visitar sites especializados em infografia, como o Visualoop, por exemplo.

Nele, você vai encontrar trabalhos de várias partes do mundo, como também os melhores infografistas do Planeta, de A a Z. Artigos, eventos, premiações, etc.

Livros especializados, como os do Malofiej, o maior prêmio de infografia do mundo, que existe hà 25 anos. A cada edição do prêmio, que é anual, eles lançam o livro da edição anterior, com excelentes artigos e também com os infográficos vencedores. Vale muito a pena!

Aulas básicas de desenho, principalmente para editores de texto, facilitam muito a pensar visualmente e a fazer layouts e esboços durante a apuração do tema que é proposto.

Infográfico: Luiz Iria

Geografia Visual: Você está inscrito para ser palestrante na Social Media Week. Qual é a sua proposta de palestra e como ela pode impactar as pessoas que vão assisti-la?

Luiz Iria: Estou bem empolgado e torcendo para que minha palestra seja uma das selecionadas para o evento.
Na palestra, vou mostrar como você conta uma história, como sua empresa se comunica. Contar histórias por meio de infográficos é minha grande especialidade e o que faço há mais de 20 anos.

Mostro como pensar e criar infográficos, making offs,  novas tendências interativas e como a criatividade e o impacto visual podem fazer a diferença na sua comunicação.

Quero mostrar para a audiência que a infografia é uma linguagem visual contemporânea e estratégica, que pode ser aplicada em qualquer seguimento dentro do atual mercado de trabalho.

Dedos cruzados e na torcida! Seria maravilhoso conquistar essa oportunidade.

 

Infográfico: Luiz Iria

Gostou da entrevista? O Luiz Iria precisa do seu voto para ministrar uma palestra incrível sobre infografia na Social Media Week. Para votar, basta acessar o site, logar com o Facebook e dar um clique na mãozinha verde. Leva menos de 1 minuto. 🙂

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Notícias

A semelhança entre a lousa digital e um ventilador

por Adriano Liziero

Os desafios de transformar as novas tecnologias em recursos educacionais.

Notícias

Geografia Visual é reconhecido pelo BID como inovação educativa na América Latina

por Adriano Liziero

Publicação reúne as 50 inovações educativas mais importantes da região.

Notícias

Novas tecnologias na educação

por Adriano Liziero

De que forma as novas tecnologias podem ser utilizadas de maneira proveitosa na sala de aula?