O bioma Mata Atlântica traduzido em imagens

Adriano Liziero | Brenda Mendonça

Adriano Liziero | Brenda Mendonça

Redação do Geografia Visual

23 de abril de 2018

Muito mais que apenas uma grande floresta, o bioma Mata Atlântica é uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, fornecendo inúmeros serviços ecossistêmicos para a sociedade, a fauna e a flora.

São cerca de 20 mil espécies vegetais, ultrapassando a riqueza de continentes como a Europa e a América do Norte.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente. Acesso: http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento em 20/04/2018

Originalmente, seu território cobria cerca de 15% do território brasileiro, algo acima dos 1,3 milhões de km², ao longo de 17 estados do território nacional. No entanto, à medida que a exploração e ocupação humana foi aumentando, restam apenas cerca de 29% da cobertura original.

Aproximadamente 65% da população brasileira está inserida no bioma Mata Atlântica. Sendo assim, nós também somos beneficiados por ela por meio de serviços como:

  • Abastecimento de água;

  • Atenuação de enchentes, deslizamentos e proteção das encostas;

  • Extração dos seus recursos naturais como madeira, frutas e frutos;

  • Paisagens exuberantes;

  • Manutenção do clima.

Quanto à fauna, podemos destacar animais conhecidos, como a onça-pintada, o bicho-preguiça, a capivara e o mico-leão-dourado. É importante salientar que a maioria das espécies ameaçadas de extinção encontra-se neste bioma.

Fonte: https://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/

Incorporando sete das nove bacias hidrográficas do país, este bioma é importantíssimo no quesito abastecimento hídrico, sendo considerado patrimônio nacional pela Constituição Federal. Há cerca de 1.191 Unidades de Conservação para garantir a preservação deste importante bioma.

Adriano Liziero | Brenda Mendonça

Adriano Liziero | Brenda Mendonça

Redação do Geografia Visual

Adriano Liziero é geógrafo, autor e editor de hipertexto do Geografia Visual. Brenda Mendonça é oceanógrafa e redatora colaboradora do Geografia Visual. Juntos, buscam os melhores conteúdos audiovisuais na internet para explicar Geografia com o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

Energia nuclear: vilã ou mocinha?

por Curadoria de conteúdos

Entenda os prós e os contras da energia nuclear em três vídeos e um resumo.

Vídeos

Como colonizar Marte?

por Curadoria de conteúdos

Vídeo e resumo para você entender a exploração de Marte.