Usos e abusos da água: entenda a situação do Brasil
Nesse vídeo, produzido pelo canal Nerdologia, você vai entender a atual situação hídrica do Brasil, além de conhecer as mais variadas formas de poluição da água, o recurso mais precioso para a vida.
Após assistir, leia o resumo que produzimos com base no vídeo, com links para os principais conceitos que vão te ajudar a compreender os temas da Geografia abordados no material.
De onde vem a água que usamos?
No Brasil, a água captada está nos rios, lagos ou aquíferos, mas essa água é, em sua maioria, proveniente das chuvas originadas no norte do país. Em outros países, a captação de água ocorre graças ao degelo ou dessanilização da água do mar, como acontece em Israel.
Sempre foi fácil encontrar água potável?
A resposta é simples: não. Antigamente, diversos países previsavam apelar para outras alternativas, como ferver a água suja e tomar como chá – caso da China – ou até substituir o consumo de água por leite – caso de países africanos.
A partir do esquema abaixo, entenda o processo atual de tratamento de água:
A presença desse recurso é tão vital que nos leva à dois extremos ao longo da história: cidades começaram a ser estabelecidas ao redor de rios e lagos, mas diversos povos foram dizimados ao lutarem pelo direito ao recurso.
E no Brasil, temos água suficiente?
Temos, mas não sabemos cuidar e gerir este recurso natural. O Brasil detém cerca de um décimo de toda a água potável disponível no mundo, sendo um dos países com mais disponibilidade de água doce.
Isso deve-se à existência de reservatórios subterrâneos e, também, dos chamados rios voadores, que são grandes “corredores de umidade” que levam chuva da região amazônica para outras regiões do país.
Qual o impacto que estamos causando nas nossas águas?
É tanta poluição que, mesmo com tanta água disponível, a água potável tem se tornado um recurso escasso. A razão para isto vem de inúmeros poluentes que acabam sendo despejados nos rios, lagos e represas, como por exemplo:
Agrotóxicos
Fertilizantes
Resíduos agrícolas
Fármacos e drogas lícias e ilícitas de esgoto doméstico
Todas essas substâncias são venenos para os ecossistemas e contribuem para a proliferação de outros microrganismos responsáveis por liberar substâncias tóxicas e captarem o oxigênio disponível na água.
Por último, vem a precariedade do saneamento básico brasileiro. Menos da metade da população do Brasil tem acesso à coleta de esgoto e, pior ainda, grande parte deste não é tratado e é simplesmente jogado nos nossos rios.