Os 3 melhores vídeos que conheço para explicar solstício e equinócio
As diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
Quando é inverno no Hemisfério Sul (e verão no Hemisfério Norte), os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Câncer.
Quando os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, é Verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte.
Para entender como isso funciona de uma forma bem simples, nada melhor do que desenhar.
É exatamente essa a proposta do vídeo a seguir, onde fica claro, por exemplo, porque as noites são mais longas e os dias são menores no inverno.
Vale lembrar que o horário exato do início das estações pode variar um pouco a cada ano. Essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos.
A cada quatro anos, ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem.
Quer ainda mais detalhes sobre a inclinação do eixo da terra e a sua relação com as estações do ano e durações do dia e da noite? Esse vídeo explica com animações as diferenças entre dia e noite de acordo com as latitudes.
Além de entender o solstício e o equinócio, é importante saber como o ângulo de incidência do sol na superfície da Terra se relaciona com as estações do ano.
Com um sotaque do português falado em Portugal, o vídeo a seguir mostra isso com detalhes, além de relacionar o aquecimento com a espessura da atmosfera percorrida pelos raios solares nos diferentes hemisférios.
Gostou? Conhece outros vídeos legais sobre esse tema? Deixe o seu comentário e ajude a espalhar conhecimento geográfico na rede.
Com informações do Observatório Nacional.