O que torna essa praia bela é também o que a torna um pouco arriscada
A praia do Naufrágio – ou Navagio Beach – ganhou esse nome óbvio em 1980, quando foi descoberta pelo turismo.
Localizada na Grécia, a pequena praia é exótica por conta do navio mercante Panagiotis, que naufragou na costa de Zakynthos, uma ilha banhada pelo mar Jônico.
A paisagem também desperta interesse por conta da falésia de calcário, uma rocha sedimentar muito vulnerável à erosão, que cerca a praia e forma cavernas em seu entorno.
O que torna a praia um destino não tão tranquilo é justamente a sua formação geológica, pois a praia formou-se pela erosão do calcário em constante contato com o mar.
Isso quer dizer que essa erosão ainda continua e, vez ou outra, pedaços de rocha se soltam e caem sobre a praia e as águas cristalinas. Por estar em uma área sujeita a terremotos, esses pedaços de rocha podem se soltar com mais facilidade.
Foi o que aconteceu em 13 de setembro de 2018, quando rochas caíram abruptamente da falésia e geraram ondas que viraram três barcos. As ondas fizeram com que a água do mar avançasse sobre a pequena faixa de areia, apinhada de turistas, o que, segundo um site de notícias do local, gerou uma situação caótica entre os visitantes.
Felizmente, as consequências não foram graves e só algumas pessoas se machucaram levemente.
Embora seja raro ver rochas se soltando e causando problemas na Praia do Naufrágio, é sempre bom ter um olhar geográfico sobre os lugares e saber que a paisagem dessa praia, assim como a de tantas outras, está em plena formação.
Você toparia esse pequeno risco para visitar a Praia do Naufrágio? Quem você chamaria para conhecer essa linda paisagem?