Litoral, espaço disputado

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

1 de junho de 2019

A fotografia do @godiego é Guarda do Embaú, vila localizada na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.

A ocupação dos espaços litorâneos representa uma vantagem de localização, pois facilita a exploração da maior reserva de recursos naturais do planeta, o mar.

A posição litorânea também revela uma vantagem para a circulação, uma vez que a maior parte dos fluxos intercontinentais de mercadorias é executada majoritariamente pelo transporte marítimo.

O litoral também se particulariza como espaço de lazer, sustentando um dos setores econômicos de maior dinamismo da atualidade, o turismo.

Não é por acaso que cerca de dois terços da humanidade habitam as zonas costeiras e, ainda, que a maior parte das metrópoles contemporâneas se localize a beira-mar.

Esse contingente populacional denso e concentrado, de perfil urbano, e que busca a localização diferenciada do litoral impõe desafios não apenas à sustentabilidade dos ambientes costeiros, mas à manutenção das comunidades tradicionais que habitam e dependem das praias para reproduzir o seu modo de vida.

O turismo, que possui uma capacidade avassaladora de transformar os lugares, vem causando a perda do território caiçara, especialmente devido à construção de segundas-residências.

Outro fator que colabora para a transformação do modo de vida caiçara é o estabelecimento de unidades de conservação da natureza.

Embora fundamentais para garantir a sustentabilidade de diversos trechos ainda preservados do litoral, as unidades de conservação tornam crime a caça, a pesca e o roçado, independentemente se essas atividades forem desempenhadas por populações tradicionais. Com isso, muitos núcleos caiçaras acabam se desagregando.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Reindustrialização dos EUA e desglobalização

por Adriano Liziero

Veja o que são cada um desses pontinhos coloridos na imagem.

Fotografias

Aeroportos e planejamento urbano

por Adriano Liziero

Os aeroportos são ótimos exemplos de como o espaço geográfico das cidades é organizado e reorganizado.