Litoral, espaço disputado

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

1 de junho de 2019

A fotografia do @godiego é Guarda do Embaú, vila localizada na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.

A ocupação dos espaços litorâneos representa uma vantagem de localização, pois facilita a exploração da maior reserva de recursos naturais do planeta, o mar.

A posição litorânea também revela uma vantagem para a circulação, uma vez que a maior parte dos fluxos intercontinentais de mercadorias é executada majoritariamente pelo transporte marítimo.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

O litoral também se particulariza como espaço de lazer, sustentando um dos setores econômicos de maior dinamismo da atualidade, o turismo.

Não é por acaso que cerca de dois terços da humanidade habitam as zonas costeiras e, ainda, que a maior parte das metrópoles contemporâneas se localize a beira-mar.

Esse contingente populacional denso e concentrado, de perfil urbano, e que busca a localização diferenciada do litoral impõe desafios não apenas à sustentabilidade dos ambientes costeiros, mas à manutenção das comunidades tradicionais que habitam e dependem das praias para reproduzir o seu modo de vida.

O turismo, que possui uma capacidade avassaladora de transformar os lugares, vem causando a perda do território caiçara, especialmente devido à construção de segundas-residências.

Outro fator que colabora para a transformação do modo de vida caiçara é o estabelecimento de unidades de conservação da natureza.

Embora fundamentais para garantir a sustentabilidade de diversos trechos ainda preservados do litoral, as unidades de conservação tornam crime a caça, a pesca e o roçado, independentemente se essas atividades forem desempenhadas por populações tradicionais. Com isso, muitos núcleos caiçaras acabam se desagregando.

Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

O que torna essa praia bela é também o que a torna um pouco arriscada

por Adriano Liziero

O que nunca ninguém te contou sobre a Praia do Naufrágio, na Grécia.

Fotografias

Uma plataforma quer ser o menor país do mundo

por Adriano Liziero

Sealand é uma plataforma de concreto em águas internacionais declarada como país em 1967.

Fotografias

Deserto de Wadi Rum

por Adriano Liziero

Esse é um deserto que, ao contrário do Saara, não tem cores pastel.