Apophis, um dos mais vigiados asteroides do espaço

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Geografia Visual

30 de Janeiro de 2018

Apophis é um dos mais vigiados asteroides do espaço, pois possui um grande tamanho e sua órbita pode cruzar o caminho da Terra.

O objeto deve atingir a máxima aproximação no ano de 2036, e de acordo com um estudo elaborado em 2009, as chances de impacto são de 1 em 250 mil.

Antes de 2036, Apophis deverá se aproximar bastante da Terra, em abril de 2029.

Cálculos anteriores mostravam que o asteroide tinha cerca de 3% de chances de atingir a Terra nesta data, mas à medida que os modelos orbitais foram refinados essa possibilidade foi praticamente descartada.

Mesmo assim o asteroide deverá passar a apenas 29 mil quilômetros de distância da Terra, uma distância menor que a dos satélites geoestacionários.

Fonte: Apolo 11

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Geografia Visual

A missão do Geografia Visual é reduzir a distância entre os amantes da geografia e os diversos conteúdos de qualidade publicados diariamente no universo da internet. Para isso, contamos com colaboradores que garimpam, selecionam e organizam os conteúdos geográficos dispersos na rede para que você tenha acesso aos melhores materiais didáticos abertos, livres e gratuitos.

Você também pode gostar

Fotografias

Imagens mostram tremor no México em dois momentos da história

por Curadoria de conteúdos

Há 32 anos, em 19 de setembro de 1985, a Cidade do México viveu o seu pior terremoto, que matou pelo menos dez mil pessoas (foto).

Fotografias

Agricultura no espaço

por Curadoria de conteúdos

Astronautas da ISS comem pela primeira vez alface cultivada no espaço.

Fotografias

I Prêmio Brasileiro de Fotogeografia

por Adriano Liziero

As inscrições terminam em 6 de novembro.