Formação de cavernas

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

As cavernas são formadas principalmente quando a acidez da água dissolve as rochas calcárias, criando uma cavidade natural rochosa com dimensões que permitem o acesso de seres humanos.

O curioso é que a rocha calcária só é solúvel quando a água é ácida, como a água da chuva, que é ligeiramente ácida devido ao contato com o gás carbônico dissolvido no ar e no solo.

Quando a água da chuva se infiltra no solo e surge no teto da caverna, traz o bicarbonato de cálcio dissolvido, pois esse é o principal componente da rocha calcária presente na região da caverna.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Ao entrar em contato com a atmosfera da caverna, a água libera CO2, pois a concentração desse gás é menor na atmosfera subterrânea.

Com menos CO2, a água do teto fica menos ácida. Isso faz o bicarbonato se recristalizar sob a forma de calcita, que é pouco solúvel e vai se acumulando no local. Quando isso acontece no teto da caverna, surgirá provavelmente uma estalactite.

Quando a gota cai no chão, forma a estalagmite, num processo muito parecido com a estalactite.

Na maior parte dos casos, há uma estalagmite para cada estalactite. Elas podem se juntar, formando maciços estalagmíticos.

Na imagem, a caverna de Yucatan, no México.

📸chrispoops


Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

O que aconteceria se o Censo não fosse realizado?

por Adriano Liziero

Entenda porquê o Censo é muito mais do que a contagem da população.

Fotografias

Uma plataforma quer ser o menor país do mundo

por Adriano Liziero

Sealand é uma plataforma de concreto em águas internacionais declarada como país em 1967.