Formação de cavernas

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

As cavernas são formadas principalmente quando a acidez da água dissolve as rochas calcárias, criando uma cavidade natural rochosa com dimensões que permitem o acesso de seres humanos.

O curioso é que a rocha calcária só é solúvel quando a água é ácida, como a água da chuva, que é ligeiramente ácida devido ao contato com o gás carbônico dissolvido no ar e no solo.

Quando a água da chuva se infiltra no solo e surge no teto da caverna, traz o bicarbonato de cálcio dissolvido, pois esse é o principal componente da rocha calcária presente na região da caverna.

Gosta do Geografia Visual?

Nossos posts são feitos à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Ao entrar em contato com a atmosfera da caverna, a água libera CO2, pois a concentração desse gás é menor na atmosfera subterrânea.

Com menos CO2, a água do teto fica menos ácida. Isso faz o bicarbonato se recristalizar sob a forma de calcita, que é pouco solúvel e vai se acumulando no local. Quando isso acontece no teto da caverna, surgirá provavelmente uma estalactite.

Quando a gota cai no chão, forma a estalagmite, num processo muito parecido com a estalactite.

Na maior parte dos casos, há uma estalagmite para cada estalactite. Elas podem se juntar, formando maciços estalagmíticos.

Na imagem, a caverna de Yucatan, no México.

📸chrispoops


Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Desertos arenosos

por Adriano Liziero

Trecho de rodovia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Fotografias

Cemitério de navios

por Adriano Liziero

Você sabe para onde vai um navio que está velho demais para navegar, após 25 a 30 anos de vida útil? Infelizmente, para estaleiros localizados em países pobres.