Maior confinamento de gado bovino do mundo

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

4 de dezembro de 2018

Esses grandes círculos escuros nessa paisagem estranha são acúmulo de esterco em um confinamento de gado bovino da raça Angus nos Estados Unidos, mais precisamente em LaSalle, no estado do Colorado.

Esses currais têm capacidade para receber 69 mil cabeças de gado e pertencem à maior empresa de confinamento do mundo, a Cactus Feeders.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, 1 em cada 25 bois confinados nos Estados Unidos está nos currais da Cactus Feeders.

Nos EUA, o sistema de confinamento é regra durante o ano todo, enquanto que no Brasil o gado fica confinado apenas na entressafra.

A pecuária intensiva praticada nos EUA garante uma maior produtividade, especialmente pelo emprego de tecnologia e ciência de ponta.

A ração, por exemplo, é desenvolvida para que o gado engorde mais rápido. Nos confinamentos dos EUA, um boi consome 12 kg de ração por dia e engorda 1,4 kg por dia. Essa taxa de engorda é 50% maior que a observada nos confinamentos brasileiros.

Mesmo com tanta ração sendo disponibilizada o dia todo, de forma informatizada, a paisagem não contém fuligem, pois o alimento é misturado com sebo para dar liga aos ingredientes e, com isso, gerar menos poeira nos currais.

Um confinamento como este pode gerar 250 mil toneladas de esterco por ano, o que equivale a 250 mil viagens de caminhão lotados com os rejeitos.

A cada lote enviado, o chão de cada curral é raspado e coberto com terra nova, o que deixa a paisagem com essa diferença de tonalidade entre os currais com esterco e os que foram limpos.

Foto: Nearmap

Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

 

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Redutos de vegetação

por Adriano Liziero

Como explicar uma paisagem típica do semi-árido nas proximidades da cidade de São Paulo?

Fotografias

Litoral, espaço disputado

por Adriano Liziero

A maior reserva de recursos naturais do planeta, o mar, é um dos fatores da disputa pelas zonas costeiras.

Fotografias

Deserto de Wadi Rum

por Adriano Liziero

Esse é um deserto que, ao contrário do Saara, não tem cores pastel.