A luta dos índios Munduruku contra hidrelétrica contada visualmente

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

23 de maio de 2017

O povo Munduruku, que soma cerca de 12.000 pessoas, resiste contra a construção de um complexo de barragens na bacia do Tapajós.

De acordo com o Instituto Socioambiental, “a população munduruku concentra-se majoritariamente na Terra Indígena de mesmo nome, com a maioria das aldeias localizadas no rio Cururu, afluente do Tapajós.”

Desde que o governo federal anunciou a construção da primeira hidrelétrica na região, ainda em 1989, os mundukuru lutam contra a sua extinção, uma vez que o seu território tradicional será alagado.

Essa história de luta desse povo indígena é contada no documentário “Índos Munduruku: Tecendo a Resistência. No filme, o modo de vida dos indígenas é retratado em meio às suas falas contrárias ao projeto que se impõe sobre a sua sobrevivência.

“Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” [Completo] from MiráPorã on Vimeo.

A luta dos Munduruku também está sendo contada em quadrinhos. Criada pelo Greenpeace, a HQ “O jabuti resiste” é uma foma de dar visibilidade à sobrevivência de um povo que não tem sido ouvido pelos agentes envolvidos na construção do complexo hidrelétrico.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Infográficos Vídeos

A idade da Terra em medidas que você consegue entender

por Adriano Liziero

Vídeos e infográficos explicam de forma didática a escala do tempo geológico.

Infográficos Vídeos

Guia visual sobre o desperdício de alimentos

por Adriano Liziero

Reduzir o desperdício de alimentos aliviaria a carga sobre os recursos naturais enquanto o mundo tenta atender à demanda futura.

Vídeos

Vocalista do System of a Down faz clipe sobre genocídio armênio

por Adriano Liziero

Vídeo de Serj Tankian assinala os 100 anos do genocídio armênio.