Jurassic Park e a escala do tempo geológico

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

6 de julho de 2018

Nesse vídeo, produzido pelo canal Nerdologia, você vai entender porque o a trilogia Jurassic Park, na verdade, deveria chamar Cretaceous Park, bem como outros equívocos científicos da trama.

Após assistir, leia o resumo que produzimos com base no vídeo, com links para os principais conceitos que vão te ajudar a compreender os conceitos abordados no material, que pode ser trabalhado de forma interdisciplinar entre Geografia e Biologia.

Os dinossauros só viveram no Período Jurássico?

A resposta é clara: não! É importante lembrar que, ao longo do tempo geológico, o nosso planeta passou por intensas transformações e suas formas de vida  evoluíram com o passar dos milhares e milhões de anos.

Os dinossauros surgiram no período Triássico e foram extintos no Cretáceo ,conforme explica a imagem abaixo:

Linha do tempo da história dos dinossauros. Adaptado de: Blog Não Esqueci

Jurassic Park ou Cretaceous Park?

Ao longo da trilogia, o famoso filme Jurassic Park trouxe à vida nas telonas, pela primeira vez, as criaturas gigantes que foram aniquiladas pelo grande meteoro há milhões de anos.

No entanto, para responder à pergunta deste tópico, devemos analisar em que período as espécies demonstradas nos filmes viveram no passado.

  • Espécies do Período Jurássico: Braquiossauro, Dilofossauro, Estegossauro, Compsognato e Ceratossauro.

Brachiosaurus. Diferente do filme, em que este animal consegue apoiar-se apenas nas patas traseiras para alcançar a vegetação de árvores mais altas, cientistas comprovam que este animal não teria porte físico para tal manobra.

  • Espécies do Período Cretáceo: Galimimo, Tiranossauro Rex, Triceratops, Velociraptor, Parassaurolofo, Coritossauro, Barionix e Anquilossauro.

Velociraptor. Apesar de serem ilustrados e demonstrados no filme com suas garras e braços curvados, cientistas afirmam que essa posição de suas mãos não seria nada vantajosa para a criatura. Suas patas dianteiras provavelmente viviam na posição horizontal, prontas para agarrar o que estivesse à sua frente. Além disso, essas criaturas eram bem menores em altura do que aquelas representadas em Jurassic Park (eles atingiam menos de 1 metro).

Sendo assim, o filme mostra muito mais espécies que viveram no Cretáceo! Portanto, seria correto e mais condizente se a trilogia fosse chamada de “Cretaceous Park“.

Quais as principais falhas de Jurassic Park, cientificamente falando?

Graças às novas pesquisas, os paleontólogos descobriram diversas novas características dos dinossauros, inclusive sobre questões reprodutivas.

Através de fósseis bem preservados, o cientista chinês Xing Xu foi o responsável por descobrir uma das mais incríveis características físicas dessas criaturas, até então despercebida: a maioria delas possuía penas.

Anchiornis, um dos dinossauros penados de coloração negra-avermelhada.

Podemos nomear, portanto, algumas das principais falhas na representação dos dinossauros pelas telonas do cinema:

  • A maioria dos dinossauros deveria apresentar penas no corpo, inclusive espécies como o Tiranossauro Rex, algo que não aparece nos filmes mais recentes como Jurassic World;

  • Apesar de cego, o Tiranossauro Rex conseguiria facilmente encontrar qualquer pessoa através do seu faro. Portanto, permanecer parado na frente do animal, como em Jurassic Park I, não seria suficiente para despista-lo;

  • A clonagem de dinossauros não é possível de ser reproduzida, como mostra o filme. O DNA degrada-se rapidamente no ambiente e estudos demonstram que 50% deste material preservado em fósseis é perdido a cada 500 anos.

Curadoria de conteúdos

Curadoria de conteúdos

Por Adriano Liziero e Brenda Mendonça

Garimpamos a internet em busca de conteúdos geográficos, selecionamos os melhores recursos educacionais e os indicamos aqui no Geografia Visual.

Você também pode gostar

Vídeos

Usos e abusos da água: entenda a situação do Brasil

por Curadoria de conteúdos

Material com vídeo e resumo exclusivo, com links selecionados para você se aprofundar nos temas abordados.

Vídeos

Sobrevoe a mais alta cadeia montanhosa do mundo

por Adriano Liziero

Veja as belas imagens do Himalaia capturadas por um drone a 6.

Vídeos

Como colonizar Marte?

por Curadoria de conteúdos

Vídeo e resumo para você entender a exploração de Marte.