O eclipse solar como você nunca viu: do espaço
Eclipses solares e lunares são fenômenos muito raros, pois dependem de um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.
Se você estiver na hora certa e no lugar certo, além de contar com a sorte de um céu sem nuvens, poderá ver esse raro fenômeno acontecer.
O eclipse lunar acontece quando a Terra está alinhada entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz do Sol e, com isso, projetando uma sombra na Lua.
Já no eclipse solar, a Lua precisa estar alinhada entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz emitida por este.
Talvez pela primeira vez na história, um eclipse solar foi capturado do espaço, com uma câmera que filma em 360 graus a bordo de um balão meteorológico.
Esse vídeo é um dos mais incríveis que eu já vi, com uma perspectiva do eclipse solar completamente diferente daquela que, raras vezes, conseguimos ver do solo terrestre.
Durante o vídeo, movimente a imagem e veja a terra em diferentes perspectivas. Alguns textos aparecem em diversos cantos da imagem, com explicações breves do que está acontecendo e dicas do que observar.
É possível ver a sombra caminhando sobre a superfície da Terra. Tenho certeza que você vai gostar de ter essa experiência!
Como os eclipses se formam?
A melhor explicação que eu conheço sobre os eclipses solares e lunares está nesse vídeo aqui embaixo, do canal Socratica.
Com ele, fica bem fácil entender porque os eclipses são tão raros.
O que achou de ver um eclipse solar do espaço?