O eclipse solar como você nunca viu: do espaço

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

2 de julho de 2019

Eclipses solares e lunares são fenômenos muito raros, pois dependem de um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.

Se você estiver na hora certa e no lugar certo, além de contar com a sorte de um céu sem nuvens, poderá ver esse raro fenômeno acontecer.

O eclipse lunar acontece quando a Terra está alinhada entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz do Sol e, com isso, projetando uma sombra na Lua.

Já no eclipse solar, a Lua precisa estar alinhada entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz emitida por este.

Talvez pela primeira vez na história, um eclipse solar foi capturado do espaço, com uma câmera que filma em 360 graus a bordo de um balão meteorológico.

Esse vídeo é um dos mais incríveis que eu já vi, com uma perspectiva do eclipse solar completamente diferente daquela que, raras vezes, conseguimos ver do solo terrestre.

Durante o vídeo, movimente a imagem e veja a terra em diferentes perspectivas. Alguns textos aparecem em diversos cantos da imagem, com explicações breves do que está acontecendo e dicas do que observar.

É possível ver a sombra caminhando sobre a superfície da Terra. Tenho certeza que você vai gostar de ter essa experiência!

Como os eclipses se formam?

A melhor explicação que eu conheço sobre os eclipses solares e lunares está nesse vídeo aqui embaixo, do canal Socratica.

Com ele, fica bem fácil entender porque os eclipses são tão raros.

O que achou de ver um eclipse solar do espaço?

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Vídeos

A geografia de um “simples” lápis

por Adriano Liziero

Vídeo aborda a complexa rede envolvida no clico de vida de um produto.

Infográficos Vídeos

Animação mostra os terremotos dos últimos 15 anos

por Adriano Liziero

Nesse período, ocorreram 20 terremotos de grande magnitude.

Infográficos Vídeos

Guia visual sobre o desperdício de alimentos

por Adriano Liziero

Reduzir o desperdício de alimentos aliviaria a carga sobre os recursos naturais enquanto o mundo tenta atender à demanda futura.