Desertos arenosos

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Os desertos arenosos são sempre os mais lembrados quando pensamos em áreas desérticas.

Esses sedimentos que formam as dunas e os campos de areia não ficam imóveis, mas sim em movimento causado pela força do vento.

Nem todo grão de areia é do mesmo tamanho. Isso faz com que a força do vento selecione o material transportado e, assim, crie diferentes depósitos de sedimentos.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Com o vento, os grãos menores sobem e são transportados a distâncias razoáveis.

Os grãos médios são transportados aos saltos, de acordo com as rajadas mais fortes de vento. Já os grãos maiores não chegam a sair do solo e são transportados a curtas distâncias, por rolamento.

A poeira fina, formada por grãos muito pequenos, podem ser transportados por 2 mil km. Na imagem, um trecho de rodovia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

📸 Jordan Hammond.


Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Agricultura no espaço

por Curadoria de conteúdos

Astronautas da ISS comem pela primeira vez alface cultivada no espaço.

Fotografias

Como funciona uma usina heliotérmica?

por Adriano Liziero

Conheça uma usina solar que pode gerar energia até à noite.

Fotografias

Um parque que circunda o vulcão Monte Egmont

por Adriano Liziero

O vulcão, também conhecido como Mount Taranaki, teve sua última erupção em 1775.