Desertos arenosos

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

19 de novembro de 2018

Os desertos arenosos são sempre os mais lembrados quando pensamos em áreas desérticas.

Esses sedimentos que formam as dunas e os campos de areia não ficam imóveis, mas sim em movimento causado pela força do vento.

Nem todo grão de areia é do mesmo tamanho. Isso faz com que a força do vento selecione o material transportado e, assim, crie diferentes depósitos de sedimentos.

Apoie o Geografia Visual

Se você doar o valor de um cafezinho, conseguirei manter o Geografia Visual atualizado. Embora os posts sejam indicados por grandes editoras e sites, não temos apoio financeiro de ninguém. A única alternativa seria poluir o site com anúncios, muitos deles, inclusive, impróprios para estudantes. Considere doar um valor mensalmente para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Com o vento, os grãos menores sobem e são transportados a distâncias razoáveis.

Os grãos médios são transportados aos saltos, de acordo com as rajadas mais fortes de vento. Já os grãos maiores não chegam a sair do solo e são transportados a curtas distâncias, por rolamento.

A poeira fina, formada por grãos muito pequenos, podem ser transportados por 2 mil km. Na imagem, um trecho de rodovia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

📸 Jordan Hammond.


Doe e ajude a criar posts novos

O Geografia Visual é um dos principais blogs educativos da disciplina no Brasil. Os posts são indicados por grandes editoras, sites e premiações. Para manter o blog gratuito e sem anúncios abusivos, preciso da ajuda de quem gosta do blog e quer posts novos. Considere fazer uma doação para apoiar o meu trabalho. Obrigado 🙂 


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Trabalho como autor e editor no mercado editorial de didáticos e sou documentarista de meio ambiente.

Você também pode gostar

Fotografias

Cemitérios: risco potencial para o ambiente

por Adriano Liziero

Os cemitérios contaminam a água, o solo e são usados para especulação imobiliária.

Fotografias

Everest, o topo do mundo, está superlotado

por Adriano Liziero

O número recorde de alpinistas escalando o Everest tem gerado problemas na montanha.