Essa ilha no Caribe é um dos lugares mais apertados do mundo

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

6 de julho de 2019

Foto: La Drones

Essa é uma das ilhas paradisíacas do Caribe colombiano, um dos principais destinos turísticos do mundo.

Apesar do mar azul turquesa típico do Caribe, Santa Cruz del Islote se destaca na paisagem não pela beleza, mas por ser um dos lugares mais ocupados do mundo.

Distante duas horas de barco de Cartagena, a ilha abriga 1.250 pessoas em um espaço do tamanho de um campo de futebol.

Como é viver em Santa Cruz del Islote?

Toda a água doce da ilha é trazida pela marinha ou captada da chuva. Não há saneamento básico e só há energia durante duas horas por dia, graças a painéis solares e um gerador.

Gosta do Geografia Visual?

Nossos posts são feitos à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !

Você deve estar se perguntando porquê, afinal, essas pessoas vivem apertadas nessa ilha, em condições tão difíceis.

Os recifes de coral, ecossistema marinho onde vivem 65% dos peixes do mundo, explicam parte do interesse pelo lugar. Há 150 anos, a ilha foi habitada por pescadores, que ali formaram famílias.

O turismo é outro elemento importante para entender a ocupação. Muitas pessoas da ilha são mão de obra barata em hotéis de luxo e precisam de um lugar barato para viver.

Santa Cruz del Islote tem a maior densidade demográfica do mundo?

Se você pesquisar na internet, verá que Santa Cruz del Islote é considerado o lugar com a maior densidade populacional do mundo, com 125 mil hab/km².

Embora a ilha tenha 1.250 habitantes vivendo em apenas 10.000 m², o que daria 0,125 hab/m², por definição a densidade demográfica é calculada em hab/km².

Mônaco é considerado como o detentor da maior densidade populacional do mundo, com 21.812 hab/km², bem menos que os 125 mil hab/km² de Santa Cruz del Islote.

Vista panorâmica de La Condamine, Mônaco. Foto: Mgimelfarb

Mas, será que é razoável comparar Santa Cruz del Islote com uma cidade ou um país, onde existe a possibilidade da população estar mais ou menos distribuída pelo espaço?

Seria melhor comparar a ilha com um bairro adensado. Nesse caso, Santa Cruz del Islote perderia para Mong Kok, um bairro de Hong Kong com densidade populacional de 130 mil hab/km².

Mong Kok, lugar com maior densidade demográfica do mundo, em Hong Kong. Foto: Jason Lam/Pexels

Mesmo assim, é impressionante que Santa Cruz del Islote tenha uma densidade populacional tão alta, pois, ao contrário de Mog Kok, a ilha não é verticalizada. Suas 97 casas abrigam, em média, 13 pessoas, em espaços muito pequenos.

Gostou desse conteúdo?

Esse post foi criado à base de café e ciência geográfica. Doe um café pra gente e ajude a manter o site no ar com conteúdos didáticos gratuitos.


café
café duplo
café triplo
donut
Thank you very much !
Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Fotografias

Cemitérios: risco potencial para o ambiente

por Adriano Liziero

Os cemitérios contaminam a água, o solo e são usados para especulação imobiliária.

Fotografias

Esses navios foram afundados de propósito

por Adriano Liziero

Um exemplo de como os navios velhos podem ser reutilziados.