Qualquer lugar pode ser um escritório

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

22 de agosto de 2014

Trabalhei a semana inteira nesse escritório, num bosque, perto de um lago e rodeado por árvores, numa mesinha colorida de madeira igual àquelas em que eu fazia piquenique quando criança, no Horto Florestal.O trabalho, que era imenso, fluiu bem melhor.

Fiquei com a ideia de transformar praças e partes de parques em espaços de coworking. Percebo que vários desses espaços de trabalho colaborativo reproduzem o modelo arquitetônico dos escritórios herméticos, com baias e etc, com uma ou outra firula.

Uma vez, vi um espaço de coworking na Índia, construído num bangalô de madeira, quase sem paredes, com vista para um arrozal. Imagino o quão inspirador é trabalhar num lugar assim, e como as pessoas devem ter um astral melhor e contagiante.

Inovar os modelos de trabalho é inovar também no design dos espaços de trabalho. Afinal de contas, a forma como organizamos o espaço reflete a maneira como pensamos e agimos.

Claro, nem todas as atividades profissionais podem ser desenvolvidas seguindo a ideia do escritório em qualquer lugar. Não existe um padrão. No entanto, com tanta gente trabalhando na onda da economia criativa, é estranho notar espaços públicos vazios e cafeterias lotadas de gente com os seus notebooks.

Há muito tempo, eu e alguns amigos fundamos um grupo de estudos socioambientais que tinha como “sala de aula” uma praça em São Paulo. Fizeram até uma reportagem sobre a gente.

O verdadeiro coworking está nas ruas, nos bosques, nas praças. Talvez assim teríamos mais áreas verdes nas metrópoles brasileiras.

Adriano Liziero

Adriano Liziero

Editor | Geógrafo

Estudei Geografia influenciado pela experiência de viver em Angola, país que despertou em mim a vontade de compreender o mundo. Meu gosto pela escrita também me levou ao jornalismo.
Trabalho no mercado editorial de didáticos, com foco em tecnologia educacional. Criei o Geografia Visual para explicar o mundo utilizando o poder didático das imagens.

Você também pode gostar

Notícias

Recurso interativo compara agropecuária convencional com agrofloresta

por Adriano Liziero

Explore as diferenças entre a agropecuária convencional e a agrofloresta.

Notícias

A semelhança entre a lousa digital e um ventilador

por Adriano Liziero

Os desafios de transformar as novas tecnologias em recursos educacionais.